Os Galgos são conhecidos por serem rápidos e terem uma personalidade tímida.
São das raças mais antigas e oriundas de várias partes do mundo, a magreza e fragilidade aparentes podem enganar, esses cães são robustos, fortes e resistentes e são os mais rápidos do mundo a seguir à Chita.
O Galgo Whippet serviu de inspiração para o cachorrinho ajudante do Pai Natal, na popular série de desenhos animados “Os Simpsons”.
Existem diversas raças de Galgos que variam de porte, pelagem, temperamento e habilidades. Eles podem ser pequenos como o Galguinho Italiano, ou enormes como o Irish Wolfhound, eleito a raça mais alta do mundo, podendo atingir cerca de um metro de altura. Também apresentam as mais contrastantes pelagens: longuíssima como no Afghan Hound e curta como no Whippet, Italian e no Greyhound, ondulada no Borzói, dura no Irish Wolfhound e no Deerhound e franjada no Saluki.
Mas algumas características são comuns em todas as raças de Galgos. São muito rápidos e velozes e todos têm instinto de caça. Podem também ser a companhia perfeita para quem gosta de actividades desportivas outdoor, dependendo do feitio e idade do animal.
Tudo isso unido a uma doce timidez.
Costumam demonstrar seu afecto de forma subtil, abanando a cauda e dando uma lambida, ficando algum tempo por perto e retornando em seguida ao seu ócio. É por isso que se recomenda pessoas de temperamento calmo e assertivo para adoptarem um Galgo. São cães sensíveis, muito obedientes que não gostam nem necessitam de repreensões excessivas.
INTERESSADO nos magros, meigos e velozes Galgos?
Confira mais características e descubra se você é o dono perfeito para um deles.
PERSONALIDADE
Raças com muita personalidade e temperamento independente. Por serem tímidos, podem de início demonstrar o seu afecto de forma subtil, mas após criarem confiança são de completa devoção e obediência, também são muito limpinhos e silenciosos.
TAMANHO
Variam de porte pequeno, como o Galguinho Italiano com max de 38 cm de altura, até aos grandes, como o Irish Wolfhound, que pode atingir 1 metro.
PELAGEM
Há variações, de longuíssima até curta, ondulada, dura ou até franjada. Não precisam de banhos frequentes.
CUIDADOS
Gostam de lugares quentinhos e macios, pois têm pouca gordura corporal. Recomenda-se também a utilização de agasalhos no inverno e coleiras mais largas, criadas especialmente para essas raças.
ESPAÇO
Ideais para casa ou apartamento por serem muito limpos e sossegados. Não foram feitos para dormir fora de casa, pois sentem muito frio mas adoram estar no jardim ou terraço em dias de calor a apanhar solzinho.
SAÚDE
São raças fortes fisicamente. Somente o Galgo Italiano, por seu pequeno tamanho, é mais susceptível a fracturas nas patas. Com uma alimentação saudável e exercício frequênte, dificilmente têm problemas de saúde.
SOCIABILIDADE
Gostam da companhia dos seus donos, mais ainda do que de outros cães, pois sofrem imenso com a solidão, daí que o ideal é ter Galgos aos pares. Dão-se bem com outros animais de estimação e até com gatos apesar de que neste caso convém fazer apresentações seguras em caso de galgos adotados adultos.
DICA DO CRIADOR
Cuidado ao passear com Galgos soltos em lugares desconhecidos, por serem cães velozes e com íntinto de caça, podem-se distrair com alguma “presa” e partir em corrida frenética, frequentemente magoam-se resvalando e embatendo contra árvores, saltando por cima de ramos e troncos ou caindo em buracos podendo partir patas ou pior, pois a velocidade que atingem quando em perseguição de algo torna-os um perigo para eles próprios, é quase impossível alcançá-los e o instinto da caça “fala” mais alto.
DONO IDEAL
Pessoas de temperamento calmo e assertivo. Pois são cães sensíveis e que não gostam de reprimendas excessivas, para além daqueles que querem uma companhia para fazer desporto como correr, andar de bicicleta ou a cavalo que eles adoram acompanhar correndo à frente claro!!!
AQUI VOS DEIXO TODOS OS GALGOS QUE EXISTEM
AFGHANHOUND – Galgo Afegão
Consta que foi o representante canino que Noé escolheu para levar na Arca.
Lebréis de Pêlo Longo ou Franjado
Origem: Afeganistão
Nome de Origem: Afghanhound
AZAWAKH – Galgo Africano
Lebréis de Pêlo Curto
Origem: Mali
Nome de Origem: Azawakh Tuareg Sloughi
BORZÓI – Galgo Russo
Lebréis de Pêlo Longo ou Franjado
Origem: Rússia
Nome de Origem: Russkaya Psovaya Borzaya
CHART POLSKI – Galgo Polaco
Lebréis de Pêlo Curto
Origem: Polónia
Nome de Origem: Chart Polski
DEERHOUND – Galgo Escocês
Lebréis de Pêlo Duro
Origem: Grã-Bretanha
Nome de origem: Deerhound
GALGO ESPANHOL- O mais comum confunde-se por vezes com o Galgo Inglês Greyhound, muito sacrificado e abandonado por causa
das corridas e da caça.
das corridas e da caça.
Lebréis de Pêlo Curto
Origem: Espanha
Nome de Origem: Galgo Espanhol
GREYHOUND – Galgo Inglês, o mais conhecido dos galgos devido ao enorme abandono após os 2 anos e maus tratos causados pelos treinos e corridas.
Lebréis de Pêlo Curto
Origem: Grã-Bretanha
Nome de Origem: English Greyhound
IBIZAN HOUND – O Galgo das Ilhas Baleares
Cães Spitz e Tipo Primitivo de Caça
Origem: Espanha (Ilhas Baleares)
Nome de Origem: Ca Eivissec
IRISH WOLFHOUND – Galgo Irlandes
O Maior Cão do Mundo
Lebréis de Pêlo Duro
Origem: Irlanda
Nome de Origem: Irish Wolfhound
ITALIAN GREYHOUND – Galguinho Italiano – O Menor dos Galgos
Lebréis de Pêlo Curto
Origem: Itália
Nome de Origem: Piccolo Levriero Italiano
MAGYAR AGAR – Galgo Húngaro
Lebréis de Pêlo Curto
Origem: Hungria
Nome de Origem: Magyar Agar
PHARAOH HOUND – O Galgo dos Faraós
Grupo 5 – Cães Spitz e Tipo Primitivo
Origem: Malta
Nome de Origem: Pharaoh Hound
SALUKI – O Galgo Nobre do Alcorão
Lebréis de Pêlo Longo ou Franjado
Origem: Oriente Médio
Nome de Origem: Saluki
SLOUGHI – Galgo Árabe do Deserto
Lebréis de Pêlo Curto
Origem: Marrocos
Nome de origem: Sloughi
WHIPPET – O Galgo Inglês
Lebréis de Pêlo Curto
Origem: Grã-Bretanha
Nome de origem: Whippet